Noticias

Nuestra Informacion

É sempre benéfico rever a situação sucessória quando determinadas etapas da nossa vida são atingidas:

- Quando se casa, ou se divorcia

- Se nascerem filhos ou netos

- Se houver uma alteração significativa no seu património ou rendimento

- Se mudar de residência

- Se já não quiser beneficiar algum herdeiro, ou pretender beneficiar outro

- Se houver alterações legislativas que possam afectar sua sucessão

Essa necessidade de revisão é ainda mais premente, tendo em vista a actual pandemia. Devemos aproveitar esta altura para parar e fazer um balanço das nossas vidas, revendo a nossa situação jurídica pessoal, para que possamos garantir a tranquilidade necessária para assegurar o futuro dos nossos descententes/cônjuges/beneficiários.

Testamentos, testamentos vitais e procurações

Parte deste balanço será rever a situação sucessória, assegurando que sejam eventualmente outorgados testamentos ou os já outorgados abranjam todo o nosso património, onde quer que os bens que o compõem se situem; garantir que tenhamos feito uma válida escolha de lei; diligenciar no sentido de nomear um tutor para os nossos filhos menores; e, finalmente, caso tenhamos bens noutras jurisdições, assegurar que os vários testamentos se complementam e não se revogam mutuamente, inadvertidamente.

Será ainda a altura ideal para ponderar a questão de outorgar um testamento vital e nomear um procurador para este efeito, por forma a podermos ter algum controlo sobre o nosso tratamento médico, caso nessa altura não estejamos numa posição de tomar essa decisão autonomamente.

Poder-se-á ainda colocar a questão de outorgar uma procuração a favor de um familiar ou profissional de confiança, que possa gerir o nosso dia-a-dia em caso de estarmos, por qualquer razão, impedidos de o fazer. Será ainda aconselhável confirmar, junto dos nossos gerentes de conta, se é possível adicionar um procurador à nossa conta bancária, que poderá efectuar pagamentos essenciais em caso de impossibilidade temporária nossa.

Encontrar a calma no meio de uma tempestade

Agora que estamos lentamente a desfazer-nos do estado de confinamento a que estivemos adstritos e a regressar a uma (possível) normalidade, com as entidades oficiais a retomarem alguma da sua actividade, será a oportunidade ideal para pôr em marcha os passos acima referidos. Desta forma, poderemos retomar a nossa actividade com segurança e paz de espírito, sabendo que os nossos assuntos pessoais e financeiros, bem como o bem-estar daqueles que amamos, está assegurada.

Como é que podemos ajudar?

Na TPA, teremos todo o gosto em rever consigo a sua situação sucessória actual, informando sobre quaisquer alterações que se possam considerar como pertinentes. Se residir no estrangeiro e não lhe for possível deslocar devido ao contexto sanitário actual, podemos trabalhar juntamente com os profissionais locais, para assegurar que medidas temporárias possam ser postas em prática, até que um regresso a Portugal seja possível, por forma a proteger os seus interesses, bem como os dos seus familiares.

Se tiver qualquer questão ou precisar de mais informações, por favor contacte info@tpalaw.pt 

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.