News

Our Information

COVID-19: Alteração das medidas excepcionais e temporárias à pandemia

No seguimento da evolução da pandemia, foram aprovadas novas medidas excepcionais e temporárias, com vista a combater os seus efeitos.

Estas medidas entraram em vigor no dia 4 de Novembro de 2020.

Neste sentido, no âmbito das alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 94-A/2020, de 3 de Novembro, destacamos a seguintes:

Declaração Provisória de Isolamento Profiláctico

Esta medida insere-se no âmbito da protecção de trabalhadores por contra de outrem, bem como de trabalhadores independentes do regime geral da Segurança Social, em caso de doença.

É, assim, introduzida a possibilidade de serem emitidas, pelos profissionais de saúde ao serviço do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), declarações provisórias de isolamento profiláctico.

O objectivo é permitir que a justificação de faltas por parte dos trabalhadores afectados seja mais célere.

Estas declarações serão emitidas sempre que, na sequência de contacto com o SNS24, se verifique uma situação de risco susceptível de tornar necessário o normal processo de avaliação e declaração do isolamento profiláctico.

Nesta declaração consta a data de início do isolamento profiláctico preventivo e a data de fim, sendo este período descontado do período de isolamento profiláctico definitivo, que venha a ser aplicado.

Quer a declaração provisória de isolamento profiláctico, quer a já existente declaração (defitiniva) de isolamento profiláctico) passam a ser emitidas em formato electrónico, acessíveis através da internet mediante código de acesso.

A declaração provisória mantém-se válida pelo período máximo de 14 dias ou até ao contacto pelas entidades que exercem o poder de autoridade de saúde.

Esta situação não se aplica a trabalhadores que possam recorrer a mecanismos alternativos de prestação de trabalho, como é exemplo o teletrabalho.

  • Nestes casos, pode ser emitida uma declaração comprovativa da existência de uma situação de risco para a saúde pública que fundamente a ausência do local de trabalho, após o contacto com o SNS24.

Regresso da obrigatoriedade da adopção de teletrabalho

No âmbito das medidas de reorganização do trabalho, com vista à minimização de riscos de transmissão da infecção da doença COVID-19, é implementado um regime excepcional e temporário de adopção obrigatória do regime de teletrabalho, aplicável:

  • A todas as empresas que possuam estabelecimento nas áreas territoriais em que a situação epidemiológica o justifique (tal como definidas por Resolução do Conselho de Ministros), independentemente do número de trabalhadores que tenham ao seu serviço;
  • Aos trabalhadores que residam ou trabalhem nas áreas territoriais em que a situação epidemiológica o justifique (de acordo com lista publicada mediante Resolução do Conselho de Ministros), independentemente do vínculo laboral (incluindo trabalhadores temporários e prestadores de serviços), sempre que:
    • As funções em causa o permitam;
    • O trabalhador disponha de condições para as exercer.

A adopção do regime de teletrabalho não carece de acordo escrito.

Somente no caso de não estarem reunidas as condições para teletrabalho, deve o empregador deve comunicar ao trabalhador, fundamentadamente e por escrito, a sua decisão, sendo que:

  • Nos três dias úteis posteriores à comunicação do empregador, pode o trabalhador solicitar à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a verificação dos requisitos para aplicação do teletrabalho e os fundamentos invocados pelo empregador;
  • A ACT aprecia a matéria sujeita a verificação e decide, em 5 dias úteis, tendo em conta a actividade para a qual o trabalhador foi contratado e o exercício anterior da actividade em regime de teletrabalho ou através de outros meios de prestação de trabalho à distância.

O empregador deve disponibilizar equipamentos de trabalho e de comunicação necessários à prestação do trabalho neste regime.

  • Quando tal não seja possível e o trabalhador assim o consinta, o teletrabalho pode ser realizado por meios que o trabalhador detenha, competindo ao empregador a garantia de programação e adaptações inerentes à prestação de teletrabalho;
  • Caso o trabalhador não disponha de condições para exercer as suas funções em regime de teletrabalho (técnicas ou habitacionais), deve informar o empregador, por escrito, dos motivos para este impedimento.

É expressamente esclarecido que o trabalhador em regime de teletrabalho possui os mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores, designadamente:

  • Não podendo sofrer qualquer redução de retribuição;
    • A este propósito, esclarece-se que, durante a prestação de actividade em regime de teletrabalho, se mantém o direito ao pagamento de subsídio de refeição – questão que havia sido controvertida anteriormente;
    • Mantendo-se os limites aplicáveis do período normal de trabalho e as demais condições de trabalho;
    • Mantendo-se todos os direitos em matéria de segurança e saúde no trabalho, reparação de danos emergentes de acidente de trabalho ou doença profissional;

O teletrabalho nunca é obrigatório relativamente a trabalhadores:

  • Dos serviços essenciais (profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo bombeiros voluntários e forças armadas, trabalhadores dos serviços públicos essenciais e de instituições ou equipamentos sociais de apoio aos idosos como lares, centros de dia e outros similares, e ainda profissionais de gestão e manutenção de infra-estruturas essenciais);
  • De estabelecimentos de educação pré-escolar das instituições do sector social e solidário;
  • De estabelecimentos de ensino particular e cooperativo de nível não superior, incluindo ofertas educativas e formativas, lectivas e não lectivas, dos ensinos básico e secundário, bem como escolas profissionais privadas.

Regime do Registo Obrigatório de Fundações

As fundações já instituídas, em data anterior a 1 de Janeiro de 2020 (data de entrada em vigor do Regime de Registo de Fundações), transitaram para o novo regime no início de Março de 2020.

O registo de tais fundações tem vindo a ser promovido oficiosamente, porém os interessados têm o dever de completar e/ou actualizar os respectivos dados – tendo sido estabelecido um prazo de três meses para este efeito, a contar a partir de notificação.

Devido à pandemia, este referido prazo de três meses foi agora prorrogado até 31 de Dezembro de 2020, com efeitos desde 17 de Outubro de 2020.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.