Notícias

A nossa Informação

Aprovação pelo Parlamento Europeu do Brexit

No dia 29 de Janeiro de 2020 foi ratificado o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. A ratificação do acordo foi aprovada por 621 votos a favor, 49 votos contra e 13 abstenções que culminaram na decisão definitiva quanto ao abandono do Reino Unido da União Europeia. Assim sendo, efectiva-se hoje, no último minuto do dia 31 de Janeiro de 2020, a saída histórica de um membro da União.

Os ânimos dividiram-se entre a felicidade dos apoiantes do Brexit com a tristeza e até as lágrimas dos deputados que se mostraram contra, o que se traduziu numa retirada de 73 eurodeputados e num reajustamento dos lugares no Parlamento, a efectivar-se no dia 1 de Fevereiro. Destes lugares, 27 foram redistribuídos entre 14 estados membros, com Espanha e França a ganharem mais 5 deputados, Itália e Holanda mais 3 e a Polónia, Roménia e Finlândia mais um.

A faltar fica a aprovação formal dos 27 estados membros em sede do Conselho, por meio de carta, que dá início ao processo de negociação dos termos da saída comercial e futura parceria entre o Reino Unido e a União Europeia, que não deverá ultrapassar o final do presente ano de 2020.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.