Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Aprovação pelo Parlamento Europeu do Brexit

Notícias
31 Janeiro 2020

No dia 29 de Janeiro de 2020 foi ratificado o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. A ratificação do acordo foi aprovada por 621 votos a favor, 49 votos contra e 13 abstenções que culminaram na decisão definitiva quanto ao abandono do Reino Unido da União Europeia. Assim sendo, efectiva-se hoje, no último minuto do dia 31 de Janeiro de 2020, a saída histórica de um membro da União.

Os ânimos dividiram-se entre a felicidade dos apoiantes do Brexit com a tristeza e até as lágrimas dos deputados que se mostraram contra, o que se traduziu numa retirada de 73 eurodeputados e num reajustamento dos lugares no Parlamento, a efectivar-se no dia 1 de Fevereiro. Destes lugares, 27 foram redistribuídos entre 14 estados membros, com Espanha e França a ganharem mais 5 deputados, Itália e Holanda mais 3 e a Polónia, Roménia e Finlândia mais um.

A faltar fica a aprovação formal dos 27 estados membros em sede do Conselho, por meio de carta, que dá início ao processo de negociação dos termos da saída comercial e futura parceria entre o Reino Unido e a União Europeia, que não deverá ultrapassar o final do presente ano de 2020.