Notícias

A nossa Informação

O Certificado Sucessório Europeu

O Regulamento (EU) 650/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Julho de 2012 veio dispor sobre a competência, lei aplicável, reconhecimento e execução de decisões, e aceitação e execução dos actos autênticos em matéria de sucessões. O Regulamento de Execução (EU) 1329/2014 da Comissão de 9 de Dezembro de 2014 aprovou os formulários necessários. 

No seu Capítulo VI, o Regulamento cria um “Certificado Sucessório Europeu”.

Obrigatoriedade do Certificado Sucessório Europeu

O recurso a este certificado não é obrigatório. Os requerentes são livres de recorrer aos outros instrumentos disponíveis. Contudo, uma vez emitido, nenhuma autoridade pode exigir que lhe seja apresentado, em vez o Certificado, uma decisão, um ato autêntico ou uma transação judicial.

Dimensão Transfronteiriça

Um certificado não pode ser emitido se não se destinar a ser utilizado noutro Estado Membro. Para tal, considera-se que será suficiente que o requerente apresente alegações sérias, não sendo necessário, por exemplo, demonstrar que o falecido tinha efectivamente bens noutro Estado Membro. Uma vez emitido, produz efeitos no Estado-Membro de Origem onde foi emitido.

O que comprova o Certificado Sucessório Europeu?

  • A qualidade e os direitos de cada herdeiro ou legatário
  • A quota-parte da herança a que têm direito
  • A atribuição de bens da herança ao herdeiro ou legatário
  • Os poderes para executar o testamento ou administrar a herança

Quem pode pedir a emissão do Certificado Sucessório Europeu?

  • Herdeiros e Legatários
  • Executores Testamentários
  • Administradores da herança

Como é feito o pedido?

O pedido pode (mas não obrigatoriamente) ser feito utilizando o formulário IV aprovado pelo Regulamento de Execução (EU) 1329/2014. O pedido deve ser acompanhado por documentos autênticos ou cópias certificadas. A autoridade emissora não se baseia apenas nas declarações, mas confronta as informações no pedido, as declarações e os documentos fornecidos.

As informações que devem constar no pedido são as seguintes:

  • Identificação do Falecido (incluindo endereço à data de óbito e local de óbito)
  • Identificação do Requerente (incluindo grau de parentesco ou vínculo com o falecido)
  • Informação relativo ao cônjuge
  • Informação relativos aos beneficiários da herança
  • Finalidade do certificado

Dever de Informação

A autoridade emissora deve informar os beneficiários identificados no pedido sempre que haja um pedido de certificado e também aquando a emissão do certificado.

Emissão do Certificado Sucessório Europeu

O Certificado cumpre com as formalidades constantes do Regulamento de Execução (EU) 1329/2014 (formulário V). Não há prazo para emissão, mas há referência no Regulamento que este tem de ser emitido “sem demora”. Uma vez emitido, o certificado circula livremente em todos os Estados-Membro, sem necessidade de recurso a qualquer procedimento adicional. A autoridade emissora arquiva o original, emitindo cópias autenticadas, as quais têm uma validade de 6 meses. A autoridade emissora tem ainda a obrigação de manter uma lista das pessoas a quem foi emitido um certificado, por forma a poder contactá-las caso haja uma rectificação, suspensão, modificação ou revogação do certificado.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.